A Rede Record de Televisão é uma rede de televisão aberta do Brasil fundada por Paulo Machado de Caravlho em 1953, sendo a mais antiga emissora de TV em atividade do país. No final da década de 1980, a emissora, que antes pertencia ao Grupo Sílvio Santos foi vendida ao empresário Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. A partir da década de 2000 passou a ser considerada a segunda maior rede de televisão do Brasil, atrás apenas da Rede Globo.
Sua sede está localizada no bairro da Barra Funda na cidade de São Paulo. Possui um núcleo de teledramaturgia sediado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro conhecido como RecNov.
Logotipo da Rede Record |
Rede Fuso
Na TV Record, nos estados com -1h, a série CSI, de classificação "Não Recomendado Para Menores de 14 anos", foi substituída por Dr. House de classificação "Não Recomendado Para Menores de 12 Anos". Porém, o resto da grade segue em rede. No caso de estados com -2h, nas madrugadas, a Record gera pela Parabólica episódios de Psych (Não Recomendado Para Menores de 10 Anos) para serem exibidos no horário de CSI. Logo depois, entra Dr. House a programação segue com atraso até o "final".
Programação Nacional
História
A TV Record estreou no dia 27 de Setembro de 1953 às 20:53, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. A emissora pertencia ao empresário Paulo Machado de Carvalho.
Nesse início de operações, a TV exibia programas musicais (dentre os quais, com célebres como Nat King Cole, Charles Azvanour, Ella Fitzgerald e Marlene Dietrichi), esportivos, teatrais, humorísticos e informativos.
Em 1954, entrou no ar o primeiro seriado produzido no Brasil, "Capitão 7", estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, o seriado ficou no ar até 1966. Em 1954, foi criado o programa "Mesa Redonda" apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara. Em 1955, entrou no ar, "Grande Gincana Kibon", sendo apresentado por dezesseis anos.
A partir de 1955 passou a integrar, junto com a TV Rio, pertencente ao primo de seu proprietário João Batista do Amaral, as Emissoras Unidas, criando um elo entre as duas emissoras que permitiriam futuramente a troca de produções entre elas.
Em 18 de setembro de 1955, aniversário de 5 anos da televisão brasileira, a Record fez história na TV brasileira com a primeira transmissão externa de um jogo de futebol, a partida jogada no Estádio Vila Belmiro e transmitida pela emissora foi entre Santos, que venceu por 3 a 1 o Palmeiras.
A TV Record foi a primeira emissora a fazer uma transmissão, ao vivo, do Grande Prêmio de Turfe do Brasil, diretamente do Jóquei Clube do Rio de Janeiro. A TV Record torna-se imbatível na cobertura esportiva na década de 1950.
Na década de 1960 começam os chamados Anos Dourados da emissora, que tornou-se líder na audiência.
A Record também foi a única emissora a mostrar a festa da inauguração de Brasília, ocorrida em 21 de Abril de 1960.
A partir de 1965, a emissora volta suas atenções à Música Popular Brasileira e alcança grandes índices de audiência. Programas como "O Fino da Bossa, de Jair Rodrigues e Elis Regina, Os festivais da MPB vindo da TV Excelsior, e "Jovem Guarda", de Roberto Carlos tinham como objetivo divulgar a música brasileira. Torna-se muito popular na época os festivais da MPB.
Entretanto, os programas musicais já não chamavam mais a atenção do público, que começava a se voltar para as telenovelas da TV Tupi e da recente TV Globo, e uma posterior série de incêndios nos estúdios acabam por ser o ponto culminante na decadência da emissora a partir de 1966, só no primeiro incêndio (ocorrido na manhã de 29 de julho de1966), foram perdidos, aproximadamente, 320 rolos de fitas, incluindo longos trechos da inauguração da emissora, em 1953. O prejuízo foi calculado em cerca de 2 bilhões de cruzeiros na época. Mesmo em momentos ruins, vale destacar as excelentes novelas exibidas pela emissora no início da décado de 1970: "As Pupilas do Senhor Reitor e ' Os Deuses Estão Mortos", ambas de Lauro Cézar Muniz.
Em 1967, estreia o seriado "A Família Trapo", com Jô Soares e Ronal Golias. O seriado foi o maior sucesso da emissora até então. A série foi mantida no ar até 1970.
Em 1972, 50% de suas ações são vendidas para o comunicador Sílvio Santos. A emissora permanece no segundo lugar nessa época. Suas transmissões são feitas principalmente por desenhos animados, séries de televisão e filmes. O "Jornal da Record" é do ano de 1972, e foi criado sucedendo o "Jornal da Rei", criado em 1970.
A TV Record encabeçava a Rede de Emissoras Independentes, fundada em 1967 e oficializada em 1968. As emissoras independentes que formavam a rede transmitiam a programação da Record.
A emissora entra na década de 80 com pouquíssimo público e operando em conjunto com a TVS e sendo praticamente uma retransmissora do SBT. Mesmo assim conta com relativos sucessos no jornalismo, como o Jornal da Record, apresentado inicialmente por Paulo Markun Silva Poppovic em 1984, e Carlos Nascimento, em 1989. O destaque na programação esportiva era o locutor e apresentador Sílvio Luíz à frente de sua equipe esportiva. Destaca-se ainda o Record em Notícias, apresentado diariamente ao meio-dia por Hélio Ansaldo e uma banca de comentaristas. As vinhetas da emissora na época eram um inesquecível semicírculo colorido semelhante a um arco-íris e um losango amarelo semelhante a cor dourado ou bege.
Já no fim da década, a emissora estava prestes à falir, mas a 9 de Novembro de 1989 a então TV Record que pertencia ao Grupo Sílvio Santos e ao Grupo Paulo Machado de Carvalho foi vendida ao empresário-bispo Edir Macedo. Comentou-se na época que a emissora tornar-se-ia um canal para programas da Igreja Universal do Reino de Deus, o que não se confirmou nos anos seguintes, havendo porém alguns programas desta igreja, sobretudo no horário da madrugada.
Em 30 de 1990, Edir Macedp assume definitivamente o controle acionário da Record.
Em 16 de julho de 1990 a Record apresentou seu novo logotipo, novo slogan ("de volta pro futuro") e sua nova programação, que chegou a empatar com a Rede Globo em outubro de 1990. A partir dessa data, a emissora começou a se auto-denominar Rede Record de Televisão.
Segundo a página oficial da emissora na internet, "em 1991, a mudança do controle acionário deu início a uma nova fase. A Record ampliou sua programação, mantendo o jornalismo como carro-chefe e iniciou a formação de uma rede nacional de emissoras.".
Em 9 de Abril de 1992 a emissora adquire sua primeira afiliada no Brasil: a TV Manaus, canal 10, em Manaus - AM, que permaneceu na rede até 2007.
Em 1993, Ana Maria Braga, que havia passado pela Rede Tupi nos anos 1970 estreou o programa feminino "Note e Anote"
Em 1994, a TV Goyá afiliada à Record, foi comprada do ex-deputado Múcio Athaide, transformando-se em Record Goiás
Em 1995, a Rede Record comprou a Tv Cultura canal 6 de Florianópolis, que fazia parte da Rede Tupi, e depois foi passada consecutivamente ao SBT e a Rede Bandeirantes e desde 1993 era parceira no projeto de rede da Rede OM de Televisão atual Rede CNT em Santa Catarina. A partir de 4 de Novembro de 1995, a emissora passou a ser denominada RedeRecord Santa Catarina, transformando-se em Cabeça de Rede em conjunto com as demais emissoras próprias da Rede Record.
Também em 1995, o Sistema Sul de Comunicação, formado por quatro emissoras denominadas TV Independência, passa a se chamar Rede Independência de Comunicação (RIC TV), deixa a Rede Manchete para se afiliar a Rede Record. É considerada uma das melhores emissoras afiliadas da rede.
Em setembro desse mesmo ano, contrata a apresentadora infantil Mariane, a então TV MS inicia afiliação à Record, antes da mudança, era afiliada à Rede Manchete, que começava a perder suas afiliadas. Mas só a partir de outubro a TV MS passa a retransmitir o sinal da Record. O Jornal MS, que havia estreado uma semana antes da afiliação, foi mantido pela afiliada. Em 2008, sofreu uma completa transformação.
No ano 1995, a emissora foi alvo de críticas com a polêmica história do Chute na Santa, que ganhou forte no Jornal Nacional da Rede Record e outros telejornais de redes concorrentes. Na época, Edir Macedo pediu desculpas e afirmou que o ato praticado pelo bispo Sergio Von Hélder, não expressava os pensamentos da Igreja. Sobre o dado no Jornal Nacional, os proprietários da emissora alegaram que eram vitimas de perseguição religiosa devido ao crescimento de audiência da emissora, que ameaçava a hegemonia da Rede Globo e a conversão de inúmeros fiéis, estes oriundos da Igreja Católica.
Ainda neste ano, a Rede Record comprou os modernos estúdios da Barra Funda, onde antes ficava a sede da CBI, atual MixTVEm 1996, a emissora transmitiu os Jogos Olímpicos de Atlanta nos EUA. Este ano marca o retorno de Mara Maravilha a TV Brasileira.
No mesmo ano, estreou "Cidade Alerta", programa policial de cunho sensacionalista e que teve vários apresentadores, como Ney Gonçalves Dias, João Leite Neto, Milton Neves, Lino Rossi, José Luiz Datena, Marcelo Rezende e até o ex-juiz de futebol OscarRoberto Godói. Curiosamente, na fase inicial cobria apenas a capital paulista, mas era transmitido em rede nacional. O programa ficou no ar até 2004.
O ano de 1997 marcou a emissora por grandes contratações e lançamentos. A Record comprou a TV Itapoan canal 5 de Salvador que retransmitia a programação do SBT e que atualmente é conhecida como Record Bahia. Também em 1997, a TV Cidade de Fortaleza (ex-afiliada do SBT) torna-se a primeira afiliada da Record no Nordeste e em Dezembro, a TV Pampa de Porto Alegre deixa a Manchete para se afiliar a Record. Em junho deste mesmo ano, Boris Casoy, que apresentava há nove anos o "TJ Brasil" no SBT, aceitou o convite da Rede Record e assinou contrato. No dia 14 de julho, estreou no comando do "Jornal da Record", entre 19h15 até 20h00. O jornalístico tornou-se um dos programas de maior audiência e faturamento do canal, pela qualidade e credibilidade, além dos comentários de Boris Casoy. No dia 30 de Dezembro de 2005, Casoy não teve o contrato renovado pela Record, por não concordar com mudanças do departamento de jornalismo da emissora. Nesta época, Boris alegou que o PT, do presidente Lula, pressionou a direção da Record para tirá-lo da emissora, com a ameaça de tirar da mesma (caso o pedido do PT não fosse atendido) os anúncios de empresas federais, incluindo as propagandas da Petrobrás.
Ainda em 1997, Carlos Massa (mais conhecido por seu apelido Ratinho), que apresentava o programa 190 Urgente na CNT foi contratado para apresentar o Ratinho Livre. Com um novo estilo, chamou a atenção do público, da mídia e dos concorrentes ao conseguir bons índices de audiência. Logo após sua estreia, boatos sobre uma possível ida de Ratinho para outros canais começaram a circular, o que se concretizou em 1998. Em seu lugar o apresentador Gilberto Barros (apelidado como Leão) passa a apresentar o "Leão Livre", mas este não manteve o sucesso de público do apresentador anterior e o programa foi encerrado em 1999.
Foi a partir deste período que a emissora passou a disputar a segunda faixa de audiência diretamente com o SBT
Novidades: a emissora passaria a investir novamente em telenovelas. A última produção havia sido "O Espantalho", exibida em 1977. Foram lançadas produções como "Canoa do Bagre" e "O Direito deVencer", em 1997, "Estrela de Fogo", em 1998, e "Tiro e Queda", em 1999, além do sucesso "Louca Paixão" (regravação de 2-5499 Ocupado da TV Exclesior), com Maurício Mattar e Karina Barum, no mesmo ano. A emissora também fez telenovelas sobre passagens da Bíblia, como "O Desafio de Elias", vendida para vários países, e a partir de histórias sobrenaturais, caso de "A Filha do Demônio".
No final de 1998, a Record contrata Eliana do (SBT) e ainda exibe Zoboomafoo e O Mundo de Bekman (Trazidos da TV Cultura) e Donkey Kongy Contry
Em 1998, a Record transmitiu a Copa do Mundo FIFA. A equipe, liderada por Luiz Alferdo, transmitiu os jogos nos estúdios montados no International Boadcast Center para o evento em Paris. Neste mesmo ano, após investimentos de R$ 10 milhões, foram lançados o telejornal "Fala Brasil", uma revista eletrônica matinal, o infantil "Vila Esperança", com Gérson de Abreu e o "Reórter Record", com o experiente Goular de Andrade
Nesse ano, a Record completou 45 anos e fez uma série de especiais, intitulados "Recorda Show". Com presença de convidados ilustres na plateia, entre pioneiros da televisão, antigas estrelas da emissora, autoridades e personalidades, foram apresentados vídeos antigos, números musicais e homenagens. E Goulart de Andrade apresentou um "Repórter Record" Especial sobre o aniversário do canal, logo apresentando sua história.
Em 1999, Fábio Júnior estreou seu programa "SemLimites pra Sonhar", mas o programa sai do ar em 2011 por falta de audiência. O humorístico "Escolinha do Barulho" estreou no mesmo ano e apesar da boa audiência, saiu do ar em 2002. Nesta época, Ana Maria Braga foi contratada pela Rede Globo e em seu lugar estreou Cátia Fonseca, que manteve o sucesso do "Note e Anote". Posteriormente, foi contratada Claudete Troiano, que havia passado pela TVManchete entre 1997 e 1998, e 1999 pela TV Gazeta.
Logotipo da Tv Cidade São Luís |
Programação Regional
A Tarde É Nossa.
Pica-Pau
Balanço Geral.
Entrevista
Fala Maranhão
Fala Que Eu Te Escuto.
Jornal da Cidade
Ponto de Vista.
Qual é a Bronca?.
Sucesso
TV Kamaleao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário