Possui uma área de 1495,6 km².
A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início do século XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. No século XIX a cidade entra num período de decadência.
Próximo de Alcântara fica o Centro de Lançamento de Alcânara, local onde são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão Espacial Completa Brasileira. Esse centro espacial é o único de toda a América Latina.
Também próxima a esta cidade, fica a Ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do Maranhão. A presença de fósseis de espécies que também viveram na África pode comprovar que a África e a América do Sul já foram um só continente.
A cidade também é muito conhecida pelos seus doces de espécie
A festa do Divino Espírito Santo "festa do Divino", é bastante difundida no Estado Maranhense, pois são aproximadamente quinze dias de festa, onde "licores" e doces são servidos de graça.
Alcântara |
Informações Básicas
Fundação: 22 de dezembro de 1648
Gentílico: Alcantarense
Prefeito: Raimundo do Nascimento Soares
Unidade Federativa: Maranhão
Mesorregião: Norte Maranhense (De Acordo com o IBGE 2008)
Microrregião: Litoral Ocidental Maranhense (De Acordo com o IBGE 2008)
Distância até a Capital: 414 km
Área: 1 483,232 km²
População: 21852 habitantes (De Acordo com o IBGE 2010)
Densidade: 14,73 hab./km²
Fuso Horário: UTC-3
IDH: 0,6 (Médio, De Acordo com o PNUD 2000)
PIB: R$ 62 130,241 mil (De Acordo com o IBGE 2008)
PIB per capita: 2 828,09 (De Acordo com o IBGE 2008)
Praias
Alcântara tem cerca de 70 quilômetros de praias desertas cercadas de pedras e trilhas. Ideal para uma breve caminhada ou um trekking longo pela areia dura e pelas pedras. O mar e escuro por causa da influência de várias correntes e do fundo de areia. Agitado, porém sem ondas. Em alguns locais bancos de areia fazem piscinas naturais com água aquecida pelo sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário