terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sessão da Tarde

Sessão da Tarde é uma sessão de filmes exibida de seegunda a sexta-feira; até 2007, era exibida às 15h30; a partir de 2008, com o sucesso da reprise de Mulheres Apaixonadas, passou a ser exibida a partir das 15h50 pela Rede Globo. É exibida nas tardes da emissora desde 1975, e hoje vai ao ar logo após o Vale a Pena Ver de Novo e é procedida pela segunda edição do Globo Notícia.
Logotipo da Sessão da Tarde

Informações Básicas
Duração: Variável
País de Origem: Brasil
Idioma Original: Português
Tema de Abertura: Instrumental
Emissora de Televisão Original: Rede Globo
Formato de Exibição: Exibito eventualmente em HDTV, quando o filme está disponível em HDTV e quando não é exibido em sua melhor qualidade de imagem.
Tranmissão Original: 1985 até hoje

Público

Normalmente, por causa do horário, quando a maioria das pessoas estuda ou trabalha, a audiência é composta por donas-de-casa e crianças. São a estas últimas que normalmente se dirige a Sessão da Tarde, que exibe filmes mais leves e apropriados para todas as idades. Devido à nova classificação indicativa de obras audiovisuais, produções que já foram reprisadas inúmeras vezes na Sessão da Tarde não são mais exibidas no horário vespertino, restando como saída para a emissora a exibição em sessões da madrugada (como Intercine e Corujão). Atualmente, são exibidos à tarde filmes com classificação ER (Especialmente Recomendado a crianças e adolescentes), livre e 10 anos (referente a produções que contêm cenas inadequadas para menores dessa idade, mas que podem ser exibidas em qualquer horário). A Sessão da Tarde é famosa porque reúne os filmes que fizeram um grande sucesso alguns anos atrás, e foram clássicos de determinadas décadas (1980, 1990 e 2000).

Críticas

É comum dizer que a Sessão da Tarde exibe um mesmo filme várias vezes. Durante anos, a sessão "eternizou" produções como A Lagoa Azul, e a sua contuinuação, De Volta a Lagoa Azul, Curtindo a Vida Adoidado, Namorada de Aluguel, Os Goonies, Ghost: Do Outro Lado da Vida, De Volt Para o Futuro, Gremlins, O Grande Dragão Branco, Edward Mãos-de-Tesoura, Dama de Vermelho, Rambo - Programado Para Matar, e Good Burger longas das décadas finais do séclo XX e marcaram toda uma geração durante a década de 1990.
No final da década de 90, a Sessão da Tarde recebeu críticas por exibir filmes com muita ação e pancadaria, o que durou até cerca de 2000-2005. A partir de então, com o movimento "Ética na TV - Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania!", foi reinvindicada mudança de horário. Desta forma, filmes de Sylvester Stallone, Jean Claude Van-Damme, Charles Bronson, etc foram transferidos para o Domingo Maior, enquanto a nova classificação etária fez com que no horário vespertino se transmitissem apenas comédias leves e despretensiosas.
Também há o costume de se exibir filmes algum tempo após seu lançamento. Nos anos 80, por exemplo, iam ao ar os "pastelões" de Elvis Presley, Charles Chaplin, O Gordo e o Magro e Os Três Patetas rodados nas décadas de 40 e 50. Nos anos 90, por sua vez, passaram a ser exibidos filmes de Spielberg e outros feitos a partir de 1970. Esta regra apenas foi quebrada atualmente, quando os filmes da sessão geralmente são da mesma época, havendo no entanto esporádicas apresentações do passado.
Boa parte dos filmes exibidos na sessão é composta por produções recentes, muitas delas inéditas ou filmes de animação (principalmente da Disney) destinados, principalmente, ao público infantil. Essas produções quase sempre têm o mesmo enfoque, como um grupo de crianças heroínas ou de animais esportistas (como cachorros ou macacos). Alguns filmes chegam a ser em alta definição. Os grandes clássicos passaram a ser exibidos com menor frequência e geralmente só entram na programação da emissora em sessões da madrugada.
No dia 3 de setembro de 2006 o programa Pânico na TV da Rede TV, exibiu um vídeo com chamadas da Sessão da Tarde em que a palavra "confusão" (assim como o seu plural) é repetida 37 vezes, de forma a ironizar a falta de criatividade do redator das chamadas da Globo. A Sessão da Tarde também é ironizada pela turma do Casseta e Planeta, que faz paródias com os filmes exibidos e com o mesmo programa, que recebe o nome de Sessão Uns Vagabundos (trocadilho com Vocês são uns vagabundos).
Quatro filmes da Sessão da Tarde, em 2008 já foram exibidos no Intercine: Atraídos pelo Destino, Nas Profundezas do Mar sem Fim, Loucuras na Idade Média e Dungeons & Dragons: A Aventura Começa Agora.
Em 2009, três filmes da Sessão da Tarde, já foram exibidos na Tela Quente do ano passado, e que ainda não foram reprisados na Temperatura Máxima ou na Sessão de Sábado: Didi, o Caçador de Tesouros, Desventuras em Série e E Se Fosse Verdade

Festival de Férias

Nos meses de julho, a Sessão da Tarde foi substituída pelo Festival de Férias até o ano 2000. Desde 2001, ela não é substituída por nenhuma outra sessão.

Curiosidades

Além de alguns outros programas da Globo como Vídeo Show, Malhação e Vale a Pena Ver de Novo, ele recebe patrocinadores locais, dependendo da afiliada.
A maioria dos filmes exibidos são estadunidenses, geralmente da Disney, talvez a principal parceira de cinema da Globo entre Fox, Columbia, Paramount e até alguns estúdios cinematográficos pouco conhecidos.
Embora não sejam exibidos filmes novos, em 2010, o filme mais novo a ser exibido foi "Cupido- A magia do amor" (You're so Cupid), lançado neste mesmo ano.
Apesar da Rede Record contratar a Universal, o SBT a Warner; e a BAND a MGM e a Viacom (que também foi contratada pela Globo), raramente, alguns filmes desses estúdios como Twister e K-9 ainda são exibidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário