quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SBT

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é uma rede de televisão aberta brasileira formada por emissoras afiliadas ou pertencentes ao empresário e apresentador Sílvio Santos. Já foi conhecida como TV Studios (TVS), nome da emissora de Silvio Santos no Rio de Janeiro. A marca SBT passou a ser usada a partir de 1981. A empresa faz parte do Grupo Sílvio Santos e, junto das outras 43 empresas do grupo, foi posta como garantia do empréstimo de R$ 2,5 bilhões, ao Fundo Garantidor de Crédito realizado em 8 de novembro de 2010, para salvar o banco PanAmericano. Em 31 de Janeiro de 2011, após a venda do banco, todas as 43 empresas do grupo ficaram livres das obrigações com o FGC.
Logotipo do SBT

Rede Fuso

No caso específico do SBT, o SBT Belém é a emissora responsável pela gravação e veiculação da programação já adequada aos horários para os estados com fuso diferenciado. A tendência dessas redes de televisão é formarem "redes regionais" para veiculação da programação já adequada aos horários desses estados.

Programação Nacional
http://www.sbt.com.br/programacao/ 
Logotipo da TV Difusora

Programação Regional

Segunda a Sexta: 06:50: Bandeira Dois
Segunda a Sexta: 07:30: Bom Dia Maranhão
Segunda a Sexta: 08:05 e Sábado: 07:00: Um Pouco de Sol
Segunda a Sexta: 10:25 e Sábado: 07:05 Ponto de Luz
Segunda a Sexta: 11:15: Itamara Show
Segunda a Sexta: 11:30: Feminísima
Segunda a Sexta: 12:00: Difusora Agora
Segunda a Sexta: 12:45 e Sábado: 03:15: Zé Cirilo na TV
Segunda a Sexta: 13:30: Antenado
Segunda a Sexta: 19:00: Jornal da Difusora
Sábado: 07:55: Saúde na TV
Sábado: 08:05: Eco Maranhão
Sábado: 09:00: Show Room Imóveis
Sábado: 09:30: Social na Difusora: Flor de Lys
Sábado: 10:00: Nordeste Mais
Sábado: 12:00: Algo Mais
Sábado: 19:00: Jornal da Difusora
Domingo: 10:00: Maranhão Rural
Domingo: 10:30: Confraria Eviva
No Espaço Vago da Programação é Exibido a Programação do SBT

História

Em 1961, Sílvio Santos comprou as duas primeiras horas da programação da TV Paulista, Atual Rede Globo, canal 5, a partir do meio-dia, exibindo no horário o Programa Sílvio Santos Ao Vivo e, com o tempo, o programa ficou mais longo, chegando a ter 8 horas de duração. Em 1975, o general Ernesto Geisel Outorgol a Silvio Santos o canal 11 (TVS) do Rio de Janeiro, e no dia 19 de agosto de 1981, Silvio Santos lança o Sistema Brasileiro de Televisão. As atrações constituiam-se de programas de auditório, com formatos estadounidenses. Silvio Santos passou a apresentar o Programa Silvio Santos na TV Tupi e na TV Record, em São Paulo, além da TVS, no Rio de Janeiro, simultaneamente.[6]
Em 1980, com o fechamento da Rede Tupi, Silvio consegue a concessão de quatro canais, dos quais três pertenciam à Tupi: o canal 4 de São Paulo (ex TV Tupi SP), o canal 5 de Porto Alegre (ex TV Piratini) e o canal 5 de Bélem (ex- TV Marajoara). De 1981 a 1996 o SBT era localizado em São Paulo na Rua Dona Santa Veloso, 575, Vila Guilherme (antes sede da TV Excelsior e atualmente Igreja Bíblica da Paz). Desde 1996 o SBT está localizado em Osasco, na Avenida Comunicações, 4, Vila Jaraguá, Via Anhanguera, KM18.
O canal 9 do Rio de Janeiro, que fazia parte do pacote com os quatro canais, pertencia à TV Continental e entrou no ar em 1982 como filial Carioca da TV Record (em 1987 o canal foi renomeado sucessivamente TV Copacabana e TV Corcovado). Reunindo os antigos canais da Tupi e o canal 11 do Rio, Silvio forma em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). O SBT é a única emissora de televisão que transmitiu a sua própria cerimônia de outorga, diretamente de Brasília, com imagens geradas a partir da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, em Goiânia. A marca SBT, porém, só seria amplamente divulgada anos mais tarde. A praça de São Paulo passa a ser a sede e a fonte geradora da programação da nova rede.
O SBT dos primeiros tempos aproveitou muitos artistas e programas da Tupi, tanto para cumprir acordos trabalhistas com os antigos funcionários da rede falida quanto pela necessidade de iniciar suas operações já com um conjunto de programas estruturado. Um dos exemplos foi o reaproveitamento do humorístico Apertura, que havia estreado dois anos antes na Tupi.
Com atrações popularescas, especialmente os programas de auditório comandados por Gugu Liberato, Raul Gil, Moacyr Franco, J. Silvestre, Flávio Cavalcanti e pelo próprio Silvio Santos, o SBT cai no gosto do telespectador de renda mais baixa. Na linha infantil, o grande sucesso é o programa do palhaço Bozo. Nessa época começou a exibição de telenovelas, tanto sucessos estrangeiros, como Os Ricos Também Choram em 1982, Cristina Bazán em 1983 e Chispita em 1984, quanto produções próprias que seguiriam uma linha semelhante. Em 1986, o SBT cobriu a sua primeira Copa do Mundo. Em 1988 cobriu os Jogos Olímpicos.
Ao longo da década de 1980 a emissora consolidou sua posição de segundo lugar na preferência do telespectador nacional (exceto no Rio de Janeiro, onde a posição era ocupada pela Rede Manchete). Animado com os resultados, o SBT lança o slogan "Líder absoluto da vice-liderança".
Em 1984 estreiam as séries mexicanas Chaves e Chapolin, que transformaram-se nos maiores sucessos de audiência da história do SBT. Nessa época também estreavam na emissora os apresentadores Mara, Christina Rocha, Sérgio Mallandro, Luís Ricardo e Mauro Zukerman. Todos fazendo programas de prêmios como TV Powww, Sessão Premiada e O Preço Certo além de antigos programas do Sílvio Santos como Vamos Nessa e Concurso de Dança.
Em 1985 vai ao ar a minissérie australiana Pássaros Feridos, que consegue a liderança de audiência em seu horário, graças à estratégia do SBT de começar a exibição da minissérie quando a novela da Rede Globo Roque Santero terminava, o que era ostensivamente anunciado por Sílvio Santos em seu programa. A minissérie foi reapresentada várias outras vezes (para os críticos, teria se tornado um "curinga" de programação na mão de Silvio Santos), mas sem o sucesso inicial.
Em 1987 houve uma reformulação na emissora e o nome TVS gradualmente deixa de ser utilizado, dando lugar à marca SBT. A emissora, que desde sua criação alcançava o segundo lugar em audiência, detecta a necessidade de se alavancar economicamente. Tinha boa audiência mas poucos anunciantes, desinteressados com a programação do canal, voltada para as classes mais baixas. A emissora passou a sofisticar sua programação e rejeitar publicamente o título de "brega". Ainda em 1987, Mara Maravilha ganha seu primeiro programa infantil em rede nacional, Show Maravilha e pela primeira vez a emissora mantém no ar um segundo programa infantil dobrando de 6 para 12 pontos de audiência em São Pauloe de 3 para 6 no Rio de Janeiro no horário antes ocupado por Bozo. Em 1989 estréia a animadora infantil Mariane e consegue bons índices. No mesmo ano, a sua retransmissora de Natal-RN ganha programação local e passa a se chamar TV Ponta Negra, sob responsabilidade do ex-senador Carlos Alberto.
Em 1988 Silvio intensificou a reformulação e passou a ser mais agressivo na rivalidade com a Rede Globo, contratando artistas, lançando novos programas e criando horários próprios para grandes filmes. Silvio Santos contrata Jô Soares, comediante da Globo, e o lança em dois programas: o humorístico Veja o Gordo  e o talk show Jô Soares onze e meia. A possibilidade de realizar um programa de entrevistas seduziu Jô a trocar de emissora.
Ainda no projeto de requalificação o SBT contrata Boris Casoy e lança um jornal opinativo, o TJ Brasil, disseminando o conceito de "âncora" no telejornalismo brasileiro. Silvio Santos traz ainda Carlos Alberto de Nóbrega, que depois de breve período na Rede Bandeirantes comandando um programa nos moldes da Praça da Alegria, o Praça Brasil, relança a atração no SBT com o nome A Praça é Nossa.
Em agosto de 1987, Gugu Liberato assinou contrato com a Globo. Silvio Santos, preocupado com seu futuro como apresentador, no sábado de carnaval de 1988, cobriu a oferta da concorrente e renovou o contrato do animador do Viva a Noite com o SBT. Com essa manobra, na prática, Silvio Santos "coroou" Gugu como seu sucessor no programa de domingo (o Programa Silvio Santos seguia como carro-chefe da emissora e vitrine número 1 dos produtos do Grupo Sílvio Santos, notadamente o Baú da Felicidade), o que veio a se confirmar gradualmente nos anos seguintes.
Em 1990 cobriu a Copa do Mundo de 1990 na Itália. Foi nessa Copa do Mundo que a emissora desenvolveu seu mascote na transmissão. Se tratava do "Amarelinho". Ele vibrava quando o Brasil marcava os gols.
Nos anos 1990 a emissora teve um crescimento marcante e foi assim até 2011, quando lançou o slogan "SBT, na nossa frente só você". O SBT transferiu suas operações, que até então se dividiam entre o auditório no bairro do Carandirue os estúdios da Vila Guilherme, para o CDT Anhanguera, também conhecido como "Complexo Anhanguera" dada sua localização na Rodovia Anhanguera, que custou em torno de 120 milhões de dólares.
Em 1991, o SBT lança o telejornal Aqui Agora. Serginho Groismann é trazido da TV Cultura e cria o Programa Livre esse ano também marca a estreia de Eliana na emissora comandando os infantis Festolândia que não teve sucesso sendo sucedido pela Sessão Desenhio onde a moça caiu nas graças da criançada. Nesse mesmo ano lança o programa Cocktail.
Em 19 de março de 1991, a emissora sofre forte alagamento que abalou as estruturas teatrais, a estrutura técnica (aparelhos de vídeo, câmeras, cenário, etc). Uma chuva de grandes proporções forçou a emissora a sair do ar porque a água já estava subindo rapidamente no estacionamento da emissora. Logo após, funcionários utilizaram uma câmera e um microfone e improvisaram um link ao vivo em cima de uma lancha que flutuava no local. Câmeras, equipamentos da fábrica de cenários, enfim, todo o acervo filmotecário do SBT foi levado pela enchente. Nada foi recuperado (segundo informações de funcionários da época, Silvio Santos não estava no local, pois estava em viagem). Quando chegou, viu um estrago estimado em quase 700 milhões de cruzeiros.
Em 1992, o SBT transmitiu as Olimpíadas de Barcelona. No mesmo ano exibiu ao vivo o impeachment do então presidente Fernando Collor.
O Domingo Legal, apresentado por Gugu Liberato, planejado em 1992, foi levado ao ar pela primeira vez em 17 de Janeiro de 1993 com um formato baseado no bem-sucedido Viva a Noite dos Anos 80, ganhou cada vez mais espaço como atração do Programa Silvio Santos na medida em que o SBT precisava combater o Domingão do Faustão da Rede Globo. Em 1993, exibe as Eliminatórias da Copa do Mundo de 1994.
No mesmo ano Angélica assina com a emissora após uma grande transação, onde ela deixa a Manchete e recusa proposta da Globo, passando a comandar os programas Passa ou Repassa, TV Animal e Casa da Angélica. Eliana estreia o Bom Dia e Cia programa infantil com uma linguagem um pouco mais educativa. Ainda assim, o Show Maravilha torna-se, neste ano, o programa infantil de maior faturamento e audiência da TV.
Em 28 de Fevereiro de 1994, Mara Maravilha decidiu não renovar seu contrato com a emissora,por não aceitar os novos termos propostos pelas novas cláusulas, pondo um fim a uma relação duradoura de 11 anos e meio e interrompendo bruscamente o programa Show Maravilha, principal e mais caro programa infantil da emissora e de também de maior retorno finânceiro, sendo substítuida no horário por Sérgio Mallandro, que após uma desventurada experiência na Globo retornou quatro anos após deixar o SBT. Assim, Angélica finalmente conseguiu o que tanto almejava desde sua contratação em Abril anterior, que era antigir o status de principal estrela infantil da emissora. Angélica assume três programas diários nos dias de semana a partir de Agosto de 1995, para tentar anular o assédio crescente da Rede Globo naquele ano, no entanto, não satisfeita com a situação a Rede Globo novamente faz uma proposta irrecusável para Angélica em fevereiro 1996, após muita insistência e negociações dos dois lados, finalmente Angélica assina um contrato trocando SBT pela Rede Globo em 1º de Maio de 1996. A situação também não estava proveitosa para Sérgio Mallandro que também estava com os dias contados, prestes a ser dispensado pela emissora, a apresentadora Eliana se torna a principal estrela infantil da Emissora e assume na mesma semana o comando da atração diária TV Animal, que desde agosto do ano anterior vinha sendo apresentada por Angélica, enquanto Passa ou Repassa, que até 1994 tinha sido apresentado por Gugu Liberato e a partir de fevereiro de 1995 por Angélica foi para o comando de Celso Portioli. Enquanto o Passa ou Repassa continuou manteve seu sucesso, o público não aprovou a mudança no TV Animal com Eliana e após julho daquele ano a atração é cancelada, para voltar a ser produzida somente treze anos depois.
Na produção de telenovelas, a partir de 1994 o SBT investiu em remakes de antigas produções de outras emissoras, como Éramos Seis, As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue e Os Ossos do Barão, além de textos próprios como em Razão de Viver e Fascinação. Também aderiu ao esquema de co-produção em Dona Anja, Colégio Brasil e Antônia Alves, Taxista e produziu novelas adaptadas de textos mexicanas como O Direito de Nascer e Pérola Negra. As produções originais mexicanas chegaram ao seu auge na época. Maria Mercedes, Marinar, Maria do Bairro A Usurpadora e Carrossel foram grandes sucessos. A protagonista de Carrossel, em visita ao Brasil, foi recebida em Brasília, onde, por convite do então presidente Fernando Collor, subiu a rampa do Palácio do planalto e foi aclamada por uma multidão. No mesmo ano, o SBT cobriu o tetracampeonato mundial da seleção brasileira que ocorreu nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário