segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Alto Alegre do Pindaré

Alto Alegre do Pindaré é um município e um município do estado do Maranhão, Brasil. Localiza-se na microrregião do Pindaré, mesorregião do Oeste Maranhense. Possui uma população de 31.992 habitantes (Censo 2007).
Alto Alegre do Pindaré

Informações Básicas
Aniversário: 10 de Novembro
Fundação: 10 de Novembro de 1994
Gentílico: Altoalegrense
Prefeito: Atenir Ribeiro Marques (PRTB)
Unidade Federativa: Maranhão
Mesorregião: Oeste Maranhense
Municípios Limítrofes: Santa Luzia, Tufilândia, Bom Jardim, Buriticupu
Distância Até a Capital: 219 km
Área: 1 932,317 km²
População: 31 028 habitantes (De Acordo Com o IBGE 2010)
Densidade: 16,06 hab./km²
Clima: Megatérmico e Sub-úmido
Fuso Horário: UTC-3
IDH: 0,542  (Médio, de Acordo Com o PNUD 2000)
PIB: R$ 134 070,606 mil (De Acordo com o IBGE 2008)
PIB per capita: R$ 4 068,29 (De Acordo com o IBGE 2008)

História
A história é baseada em fatos contatos por moradores antigos da região. Contam os mais velhos que, no início eram os indíos que viviam nessas terras e que a mioria viviam em montes e morros. Dái surgiu o primeiro nome da cidade baseada no local onde os indios viviam e onde eles fazias festas e rituais de suas tribos. ALTO, quer está ligado diretamente aos morros e montanhas de pequeno porte que se encontram na região. O nome ALEGRE surgiu justamente pelo fato dos indíos usarem esses montes para se refugiarem e também realizar festa e rituais, o que gereva uma alegria constante as tribos e moradores que viviam ao seu redor. O nome do PINDARÉ, é uma referencia ao rio pindaré que corta a cidade, que se destaca por ser uma grande fonte de renda de muitos moradores e também pela sua importância do que diz respeito ao processo de urbanização da cidade, pois era uma das principais vias de trafeco da epóca, era por ele (via fluvial) que viam alimentos e outros itens relevantes a subsistência. Acredita-se também que, um padre de nome Pe. André, da paroquia de são francisco de assis em alto alegre do pindaré, diocese de viana, contribuiu significativamente para o fechamento do nome da cidade. Os correios tinham dificuldades em entregar suas correspondencia quando era para alto alegre, pois havia mais de um alto alegre, e nessa troca de encomenda feitas pelos correios, havia de procurar uma saída para esse problema que foi solucionado (proposição feita pelo então Padre André Angel) com a integração do nome pindaré aos demais ja autenticados. dái então o nome: Alto=morros, Alegre = diversão, brincadeira, felicidade, do Pindaré = O rio pindaré. Outra hipótese para o nome ALTO ALEGRE é a de que os moradores das áreas ALTAS da cidade serem ouvidos pelos da parte baixa quase todas as noites. Por se tratar de altititude e portanto o som soa mais longe (por náo encontrar obstáculos físicos), assim as conversas e festas daqueles da parte de alta eram ouvidas mais frequentemente pelos da parte mais baixa que assim acabavam por dizer que o ALTO era ALEGRE. Ficando assim o nome do local como ALTO ALEGRE e o complemento PINDARÉ advém entáo do nome do Rio que foi juntado atendendo a uma solicitação do Padre André.

Economia
A economia da cidade é de subsistência voltada para a agricultura, com plantação de arroz, mandioca e outros. O município é rico em recursos (hídricos,pecuária,agrícola,...) Produção de babaçu, onde extrai-se o óleo( azeite), produz-se carvão do coco, utiliza-se as palhas para a cobertura de casas tanto no interior como na cidade. O Rio Pindaré que corta a cidade um dia teve uma enorme variedade de peixes, de onde a população complementa alimentação e de onde muitos pescadores tiram sua renda, além disso, o Rio Pindaré é um ponto turístico no município. Todo ano é realizada uma grande festa em comemoração ao 7 de setembro, chamada Festa do Dia 7, nessa festa a cidade recebe uma média de 7 mil pessoas de todos os cantos do Estado e Estados vizinhos. A festa é realizada às margens do Rio Pindaré ao som de muitas bandas de forró e música eletrônica, além de muito peixe assado pescado na hora e assado na brasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário