segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Rede Record

A Rede Record de Televisão é uma rede de televisão aberta do Brasil fundada por Paulo Machado de Caravlho em 1953, sendo a mais antiga emissora de TV em atividade do país. No final da década de 1980, a emissora, que antes pertencia ao Grupo Sílvio Santos foi vendida ao empresário Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. A partir da década de 2000 passou a ser considerada a segunda maior rede de televisão do Brasil, atrás apenas da Rede Globo.
Sua sede está localizada no bairro da Barra Funda na cidade de São Paulo. Possui um núcleo de teledramaturgia sediado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro conhecido como RecNov.
Logotipo da Rede Record

Rede Fuso

Na TV Record, nos estados com -1h, a série CSI, de classificação "Não Recomendado Para Menores de 14 anos", foi substituída por Dr. House de classificação "Não Recomendado Para Menores de 12 Anos". Porém, o resto da grade segue em rede. No caso de estados com -2h, nas madrugadas, a Record gera pela Parabólica episódios  de Psych (Não Recomendado Para Menores de 10 Anos)  para serem exibidos no horário de CSI. Logo depois, entra Dr. House a programação segue com atraso até o "final".

Programação Nacional
História

A TV Record estreou no dia 27 de Setembro de 1953 às 20:53, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. A emissora pertencia ao empresário Paulo Machado de Carvalho.
Nesse início de operações, a TV exibia programas musicais (dentre os quais, com célebres como Nat King Cole, Charles Azvanour, Ella Fitzgerald e Marlene Dietrichi), esportivos, teatrais, humorísticos e informativos.
Em 1954, entrou no ar o primeiro seriado produzido no Brasil, "Capitão 7", estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, o seriado ficou no ar até 1966. Em 1954, foi criado o programa "Mesa Redonda" apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara. Em 1955, entrou no ar, "Grande Gincana Kibon", sendo apresentado por dezesseis anos.
A partir de 1955 passou a integrar, junto com a TV Rio, pertencente ao primo de seu proprietário João Batista do Amaral, as Emissoras Unidas, criando um elo entre as duas emissoras que permitiriam futuramente a troca de produções entre elas.
Em 18 de setembro de 1955, aniversário de 5 anos da televisão brasileira, a Record fez história na TV brasileira com a primeira transmissão externa de um jogo de futebol, a partida jogada no Estádio Vila Belmiro e transmitida pela emissora foi entre Santos, que venceu por 3 a 1 o Palmeiras.
A TV Record foi a primeira emissora a fazer uma transmissão, ao vivo, do Grande Prêmio de Turfe do Brasil, diretamente do Jóquei Clube do Rio de Janeiro. A TV Record torna-se imbatível na cobertura esportiva na década de 1950.
Na década de 1960 começam os chamados Anos Dourados da emissora, que tornou-se líder na audiência.
A Record também foi a única emissora a mostrar a festa da inauguração de Brasília, ocorrida em 21 de Abril de 1960.
A partir de 1965, a emissora volta suas atenções à Música Popular Brasileira e alcança grandes índices de audiência. Programas como "O Fino da Bossa, de Jair Rodrigues e Elis Regina, Os festivais da MPB vindo da TV Excelsior, e "Jovem Guarda", de Roberto Carlos tinham como objetivo divulgar a música brasileira. Torna-se muito popular na época os festivais da MPB.
Entretanto, os programas musicais já não chamavam mais a atenção do público, que começava a se voltar para as telenovelas da TV Tupi e da recente TV Globo, e uma posterior série de incêndios nos estúdios acabam por ser o ponto culminante na decadência da emissora a partir de 1966, só no primeiro incêndio (ocorrido na manhã de 29 de julho de1966), foram perdidos, aproximadamente, 320 rolos de fitas, incluindo longos trechos da inauguração da emissora, em 1953. O prejuízo foi calculado em cerca de 2 bilhões de  cruzeiros na época. Mesmo em momentos ruins, vale destacar as excelentes novelas exibidas pela emissora no início da décado de 1970:  "As Pupilas do Senhor Reitor e ' Os Deuses Estão Mortos", ambas de Lauro Cézar Muniz.
Em 1967, estreia o seriado "A Família Trapo", com Jô Soares e Ronal Golias. O seriado foi o maior sucesso da emissora até então. A série foi mantida no ar até 1970.
Em 1972, 50% de suas ações são vendidas para o comunicador Sílvio Santos. A emissora permanece no segundo lugar nessa época. Suas transmissões são feitas principalmente por desenhos animados, séries de televisão e filmes. O "Jornal da Record" é do ano de 1972, e foi criado sucedendo o "Jornal da Rei", criado em 1970.
A TV Record encabeçava a Rede de Emissoras Independentes, fundada em 1967 e oficializada em  1968. As emissoras independentes que formavam a rede transmitiam a programação da Record.
A emissora entra na década de 80 com pouquíssimo público e operando em conjunto com a TVS e sendo praticamente uma retransmissora do SBT. Mesmo assim conta com relativos sucessos no jornalismo, como o Jornal da Record, apresentado inicialmente por Paulo Markun  Silva Poppovic em 1984, e Carlos Nascimento, em 1989. O destaque na programação esportiva era o locutor e apresentador Sílvio Luíz à frente de sua equipe esportiva. Destaca-se ainda o Record em Notícias, apresentado diariamente ao meio-dia por Hélio Ansaldo e uma banca de comentaristas. As vinhetas da emissora na época eram um inesquecível semicírculo colorido semelhante a um arco-íris e um losango amarelo semelhante a cor dourado ou bege.
Já no fim da década, a emissora estava prestes à falir, mas a 9 de Novembro de 1989 a então TV Record que pertencia ao Grupo Sílvio Santos e ao Grupo Paulo Machado de Carvalho foi vendida ao empresário-bispo Edir Macedo. Comentou-se na época que a emissora tornar-se-ia um canal para programas da Igreja Universal do Reino de Deus, o que não se confirmou nos anos seguintes, havendo porém alguns programas desta igreja, sobretudo no horário da madrugada.
Em 30 de 1990, Edir Macedp assume definitivamente o controle acionário da Record.
Em 16 de julho de 1990 a Record apresentou seu novo logotipo, novo slogan ("de volta pro futuro") e sua nova programação, que chegou a empatar com a Rede Globo em outubro de 1990. A partir dessa data, a emissora começou a se auto-denominar Rede Record de Televisão.
Segundo a página oficial da emissora na internet, "em 1991, a mudança do controle acionário deu início a uma nova fase. A Record ampliou sua programação, mantendo o jornalismo como carro-chefe e iniciou a formação de uma rede nacional de emissoras.".
Em 9 de Abril de 1992 a emissora adquire sua primeira afiliada no Brasil: a TV Manaus, canal 10, em Manaus - AM, que permaneceu na rede até 2007.
Em 1993, Ana Maria Braga, que havia passado pela Rede Tupi nos anos 1970 estreou o programa feminino "Note e Anote"
Em 1994, a TV Goyá afiliada à Record, foi comprada do ex-deputado Múcio Athaide, transformando-se em Record Goiás
Em 1995, a Rede Record comprou a Tv Cultura canal 6 de Florianópolis, que fazia parte da Rede Tupi, e depois foi passada consecutivamente ao SBT e a Rede Bandeirantes e desde 1993 era parceira no projeto de rede da Rede OM de Televisão atual Rede CNT em Santa Catarina. A partir de 4 de Novembro de 1995, a emissora passou a ser denominada RedeRecord Santa Catarina, transformando-se em Cabeça de Rede em conjunto com as demais emissoras próprias da Rede Record.
Também em 1995, o Sistema Sul de Comunicação, formado por quatro emissoras denominadas TV Independência, passa a se chamar Rede Independência de Comunicação (RIC TV), deixa a Rede Manchete para se afiliar a Rede Record. É considerada uma das melhores emissoras afiliadas da rede.
Em setembro desse mesmo ano, contrata a apresentadora infantil Mariane, a então TV MS inicia afiliação à Record, antes da mudança, era afiliada à Rede Manchete, que começava a perder suas afiliadas. Mas só a partir de outubro a TV MS passa a retransmitir o sinal da Record. O Jornal MS, que havia estreado uma semana antes da afiliação, foi mantido pela afiliada. Em 2008, sofreu uma completa transformação.
No ano 1995, a emissora foi alvo de críticas com a polêmica história do Chute na Santa, que ganhou forte no Jornal Nacional da Rede Record e outros telejornais de redes concorrentes. Na época, Edir Macedo pediu desculpas e afirmou que o ato praticado pelo bispo Sergio Von Hélder, não expressava os pensamentos da Igreja. Sobre o dado no Jornal Nacional, os proprietários da emissora alegaram que eram vitimas de perseguição religiosa devido ao crescimento de audiência da emissora, que ameaçava a hegemonia da Rede Globo e a conversão de inúmeros fiéis, estes oriundos da Igreja Católica.
Ainda neste ano, a Rede Record comprou os modernos estúdios da Barra Funda, onde antes ficava a sede da CBI, atual MixTV
Em 1996, a emissora transmitiu os Jogos Olímpicos de Atlanta nos EUA. Este ano marca o retorno de Mara Maravilha a TV Brasileira.
No mesmo ano, estreou "Cidade Alerta", programa policial de cunho sensacionalista e que teve vários apresentadores, como Ney Gonçalves Dias, João Leite Neto, Milton Neves, Lino Rossi, José Luiz Datena, Marcelo Rezende e até o ex-juiz de futebol OscarRoberto Godói. Curiosamente, na fase inicial cobria apenas a capital paulista, mas era transmitido em rede nacional. O programa ficou no ar até 2004.
O ano de 1997 marcou a emissora por grandes contratações e lançamentos. A Record comprou a TV Itapoan canal 5 de Salvador que retransmitia a programação do SBT e que atualmente é conhecida como Record Bahia. Também em 1997, a TV Cidade de Fortaleza (ex-afiliada do SBT) torna-se a primeira afiliada da Record no Nordeste e em Dezembro, a TV Pampa de Porto Alegre deixa a Manchete para se afiliar a Record. Em junho deste mesmo ano, Boris Casoy, que apresentava há nove anos o "TJ Brasil" no SBT, aceitou o convite da Rede Record e assinou contrato. No dia 14 de julho, estreou no comando do "Jornal da Record", entre 19h15 até 20h00. O jornalístico tornou-se um dos programas de maior audiência e faturamento do canal, pela qualidade e credibilidade, além dos comentários de Boris Casoy. No dia 30 de Dezembro de 2005, Casoy não teve o contrato renovado pela Record, por não concordar com mudanças do departamento de jornalismo da emissora. Nesta época, Boris alegou que o PT, do presidente Lula, pressionou a direção da Record para tirá-lo da emissora, com a ameaça de tirar da mesma (caso o pedido do PT não fosse atendido) os anúncios de empresas federais, incluindo as propagandas da Petrobrás.
Ainda em 1997, Carlos Massa (mais conhecido por seu apelido Ratinho), que apresentava o programa 190 Urgente na CNT foi contratado para apresentar o Ratinho Livre. Com um novo estilo, chamou a atenção do público, da mídia e dos concorrentes ao conseguir bons índices de audiência. Logo após sua estreia, boatos sobre uma possível ida de Ratinho para outros canais começaram a circular, o que se concretizou em 1998. Em seu lugar o apresentador  Gilberto Barros (apelidado como Leão) passa a apresentar o "Leão Livre", mas este não manteve o sucesso de público do apresentador anterior e o programa foi encerrado em 1999.
Foi a partir deste período que a emissora passou a disputar a segunda faixa de audiência diretamente com o SBT
Novidades: a emissora passaria a investir novamente em telenovelas. A última produção havia sido "O Espantalho", exibida em 1977. Foram lançadas produções como "Canoa do Bagre" e "O Direito deVencer", em 1997, "Estrela de Fogo", em 1998, e "Tiro e Queda", em 1999, além do sucesso "Louca Paixão" (regravação de 2-5499 Ocupado da TV Exclesior), com Maurício Mattar e Karina Barum, no mesmo ano. A emissora também fez telenovelas sobre passagens da Bíblia, como "O Desafio de Elias", vendida para vários países, e a partir de histórias sobrenaturais, caso de "A Filha do Demônio".
No final de 1998, a Record contrata Eliana do (SBT) e ainda exibe Zoboomafoo e O Mundo de Bekman (Trazidos da TV Cultura) e Donkey Kongy Contry
Em 1998, a Record transmitiu a Copa do Mundo FIFA. A equipe, liderada por Luiz Alferdo, transmitiu os jogos nos estúdios montados no International Boadcast Center para o evento em Paris. Neste mesmo ano, após investimentos de R$ 10 milhões, foram lançados o telejornal "Fala Brasil", uma revista eletrônica matinal, o infantil "Vila Esperança", com Gérson de Abreu e o "Reórter Record", com o experiente Goular de Andrade
Nesse ano, a Record completou 45 anos e fez uma série de especiais, intitulados "Recorda Show". Com presença de convidados ilustres na plateia, entre pioneiros da televisão, antigas estrelas da emissora, autoridades e personalidades, foram apresentados vídeos antigos, números musicais e homenagens. E Goulart de Andrade apresentou um "Repórter Record" Especial sobre o aniversário do canal, logo apresentando sua história.
Em 1999, Fábio Júnior estreou seu programa "SemLimites pra Sonhar", mas o programa sai do ar em 2011 por falta de audiência. O humorístico "Escolinha do Barulho" estreou no mesmo ano e apesar da boa audiência, saiu do ar em 2002. Nesta época, Ana Maria Braga foi contratada pela Rede Globo e em seu lugar estreou Cátia Fonseca, que manteve o sucesso do "Note e Anote". Posteriormente, foi contratada Claudete Troiano, que havia passado pela TVManchete entre 1997 e 1998, e 1999 pela TV Gazeta.
Logotipo da Tv Cidade São Luís

Programação Regional
A Tarde É Nossa. 
Pica-Pau 
Balanço Geral. 
Entrevista
Fala Maranhão 
Fala Que Eu Te Escuto. 
Jornal da Cidade 
Ponto de Vista. 
Qual é a Bronca?.
Sucesso 
TV Kamaleao.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Alcântara

Alcântara é um município brasileiro do estado do maranhão. Sua população estimada em 2004 era de 22.165 habitantes.
Possui uma área de 1495,6 km².
A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início do século XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. No século XIX a cidade entra num período de decadência.
Próximo de Alcântara fica o Centro de Lançamento de Alcânara, local onde são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão Espacial Completa Brasileira. Esse centro espacial é o único de toda a América Latina.
Também próxima a esta cidade, fica a Ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do Maranhão. A presença de fósseis de espécies que também viveram na África pode comprovar que a África e a América do Sul já foram um só continente.
A cidade também é muito conhecida pelos seus doces de espécie
A festa do Divino Espírito Santo "festa do Divino", é bastante difundida no Estado Maranhense, pois são aproximadamente quinze dias de festa, onde "licores" e doces são servidos de graça.
Alcântara

Informações Básicas
Fundação: 22 de dezembro de 1648
Gentílico: Alcantarense
Prefeito: Raimundo do Nascimento Soares
Unidade Federativa: Maranhão
Mesorregião: Norte Maranhense (De Acordo com o IBGE 2008)
Microrregião: Litoral Ocidental Maranhense (De Acordo com o IBGE 2008)
Distância até a Capital: 414 km
Área: 1 483,232 km²
População: 21852 habitantes (De Acordo com o IBGE 2010)
Densidade: 14,73 hab./km²
Fuso Horário: UTC-3
IDH: 0,6 (Médio, De Acordo com o PNUD 2000)
PIB: R$ 62 130,241 mil (De Acordo com o IBGE 2008)
PIB per capita: 2 828,09 (De Acordo com o IBGE 2008)

Praias

Alcântara tem cerca de 70 quilômetros de praias desertas cercadas de pedras e trilhas. Ideal para uma breve caminhada ou um trekking longo pela areia dura e pelas pedras. O mar e escuro por causa da influência de várias correntes e do fundo de areia. Agitado, porém sem ondas. Em alguns locais bancos de areia fazem piscinas naturais com água aquecida pelo sol.

Água Doce do Maranhão

Água Doce do Maranhão é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2009 é de 12.460 sendo, 5.087 do sexo masculino e 4.705 do sexo feminino.
Água Doce do Maranhão

Informações Básicas

Unidade Federativa: Maranhão
Mesorregião: Leste Maranhense (De acordo com o IBGE 2008)
Microrregião: Baixo Parnaíba Maranhense
Área: 442,963 km²
População: 11 590 habitantes (De Acordo com o IBGE 2010)
Densidade: 26,16 hab./km²
Fuso Horário: UTC-3
IDH: 0,529 (Médio, De Acordo com o PNUD 2000) 
PIB: R$ 33 688,758 mil (De Acordo com o IBGE 2008)
PIB per capita: R$ 2 758,43 (De Acordo com o IBGE 2008)

Irregularidades na Prefeitura de Água Doce do Maranhão

Um relatório de fiscalização da Controladoria Geral da União aponta diversas irregularidades cometidas na gestão do prefeito de Água Doce do Maranhão, José Eliomar da Costa Dias (PMDB), nos anos de 2008 e 2009. A fiscalização foi realizada no mês de março de 2010 com a participação da Polícia Federal, época em que o prefeito esteve foragido do município.
Dentre as irregularidades constatadas novo relatório estão saques de contas do Fundeb superiores às despesas comprovadas, que totalizaram mais de R$ 4,6 milhões. Afora isso, foram comprovados pagamentos com recibo de pessoa física sem assinatura do credor, pagamentos que já haviam sido feitos anteriormente, ou duplicados; além de apropriação de retenções do INSS e não recolhimento de contribuições previdenciárias em 2008 e 2009. A CGU também constatou a duplicidades de despesas na construção da Escola Jaime Batalha de Sousa e utilização de notas fiscais clonadas.
Uma nota fiscal da JMM Comercio e Representações, utilizada na prestação de contas foi clonada, pois a verdadeira nota fiscal, cuja via cativa foi obtida junto ao empresário, foi emitida em 19/11/2009 para a Prefeitura de Presidente Vargas. O empresário José Moacir Machado Filho, proprietário da empresa JMM Comercio e Representações Ltda denunciou a fraude contra sua empresa à Policia Federal e o vereador Zé Wilson (PT) denunciou na Câmara de Vereadores, Ministério Público e Justiça Federal.
Foi constatada duplicidade de despesa na construção de um laboratório de informática de escola estadual que abriga escolas do município e também foram clonadas notas fiscais da Distribuidora MV. A CGU também constatou em seu relatório a ausência de licitação previa a todas as obras e aquisição de bens e serviços, falta de fornecimento de merenda escolar para escolas, não localização de equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e obras de pavimentação de ruas paralisadas há mais de ano. Segundo a CGU o relatório já foi enviado a Câmara de Vereadores de Água Doce e a todos os demais órgãos competentes.

Afonso Cunha

Afonso Cunha é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2009 era de 5.948 habitantes, sendo 2.285 do sexo masculino e 2.280 do sexo feminino.
Afonso Cunha

Informações Básicas

Gentílico: afonso-cunhense
Prefeito: Mario Cesar Bacelar Nunes
Unidade Federativa: Maranhão
Mesorregião: Leste Maranhense (De Acordo com o IBGE 2008)
Microrregião: Coelho Neto (De Acordo com o IBGE 2008)
Área: 371,247 km²
População: 5957 habitantes (De Acordo com o IBGE 2010)
Densidade: 16,05 hab./km²
Fuso Horário: UTC-3
IDH: 0,058 (Médio, de Acordo com o PNUD 2000)
PIB: R$ 18 594,764 mil (De Acordo com o IBGE 2008)
PIB per capita: R$ 3 187,31 (De Acordo com o IBGE 2008)

História

A partir do povoado Regalo, começa a história, do município Afonso Cunha, pois ali, nos limites de Coelho Neto e Chapadinha.
A família Bacelar, influente na política de Coelho Neto e gozando da simpatia do Governo do Estado, iniciou a proposição para criar-se o município, dando-lhe o topônimo de Afonso Cunha, em homenagem ao poeta caxiense, grande amigo da família.

Açailândia

Açailândia é um município brasileiro do estado do Maranhão. É o oitavo município mais populoso do estado, com um total de 101.130 habitantes segundo estimativa do IBGE em 2009.
A cidade é um importante pólo agro-industrial, onde a exportação de ferro gusa gerada por cinco indústrias siderúrgicas instaladas no município se torna sua principal fonte de renda. Também conta com diversos estabelecimentos comerciais dos mais diversos ramos do comércio e serviços, e possui um dos maiores rebanhos de bovinos do estado.
Fórum de Açailândia

Informações Básicas

Aniversário: 6 de Julho
Fundação: 6 de Julho 1981
Gentílico: Açailandense
Lema: Ordem e Progresso
Prefeito: Ildemar Gonçalves Dos Santos (PSDB)
Unidade Federativa: Maranhão
Mesorregião: Oeste Maranhense (De Acordo com o IBGE 2008)
Microrregião: Imperatriz (De Acordo com o IBGE 2008)
Municípios Limítrofes: Cidelândia, São Francisco do Brejão, João Lisboa, Bom Jesus das Selvas, Bom Jardim, Itinga do Maranhão e Rondon do Pará
Distância até a capital: 600 km
Área: 5 806,307 km²
População: 104 013 habitantes (De Acordo com o IBGE 2010)
Densidade: 17,91 hab./km²
Clima: Equatorial
Fuso Horário: UTC-3
IDH: 0,666 (Médio, de Acordo com o PNUD 2000)
PIB: R$ 1 767 452,776 mil (De Acordo com o IBGE 2008)
PIB per capita: R$ 17 671,52 (De Acordo com IBGE 2008)

Hino

Aqui na cidade onde moro
A cada nascer do sol
Cresce uma nova esperança
Anseios de um povo
Que fala por nós

Na fonte onde vive o poeta
Filho dos Açaizais
Aboios, no campo
Madeira, arroz
E o pranto das nossas sinhás

Açailândia expresso progresso
Eixo do Maranhão
E ao pioneiro o nosso afeto
Do fundo do coração

A mão está sempre aberta
Nos laços da união
Dormem os filhos da terra
Junto aos imigrantes
De toda a nação

Em meio a tanta alegria
Em tanta dedicação
Exaltamos o nome
Que veio de longe
E trouxe a esperança nas mãos

Açailândia expresso progresso
Eixo do Maranhão
E ao pioneiro o nosso afeto
Do fundo do coração.


História

Com a abertura da rodovia Belém-Brasília em 1958 nas proximidades do Riacho Açailândia, ponto de apoio da Rodobrás (1962) desta região, cujos trabalhadores descobriam ali, uma terra fértil com água em abundância. Foi o bastante para que a notícia corresse e em pouco tempo a região foi inundada por pessoas dos quatro cantos do País e algumas nações estrangeiras, tanto é, que em 1975 foi elaborada o Projeto de Lei "Pró-Emancipação" 130/75, até então Vila, cujo Projeto foi sancionado e transformado na Lei 4.299/81 no dia 6 de julho de 1981 tornando assim o Município de direito com o plebiscito realizado no dia 14 de dezempro do mesmo ano o governo do Estado nomeou em maio do ano seguinte um interventor até a posse do primeiro prefeito eleito nas eleições de 15 de Novembro de 1982. A posse do primeiro prefeito eleito, deu-se no dia 1 de Fevereiro de 1983, onde Raimundo Telefres Sampaio se tornou o primeiro prefeito, e de lá para cá já foram 05 administrações, até o momento.
No comando geral da missão da construção da estrada estava o estadista, Presidente Juscelino Kubitschek o qual convidou Bernardo Sayão para a gerência de uma grande obra, que, mais tarde, iria beneficiar e proporcionar o maior surto desenvolvimentista do País. Com visão de estadista, o engenheiro "Sayão" apontava com a mão: "a direção é esta" - que se tornou um símbolo na construção da estrada.
Sob suas ordens, trabalhavam 11 construtoras e aproximadamente 1.200 homens, entre eles profissionais de todos os níveis culturais e sociais: topógrafos, engenheiros, médicos, motoristas, mecânicos e trabalhadores braçais, que eram popularmente conhecidos como "mateiros ou cassacos". Com facões, foices e machados nas mãos, aqueles heróis anônimos iniciaram, em Crixás(GO), a frente de serviço que deu início à construção de uma estrada, a qual foi chamada, na época, pelos detratores da obra e do progresso do Brasil, de "Caminho para Onça". Mesmo assim, Sayão não desistiu; com passos firmes comandava, no cerrado goiano, uma picada rumo ao Norte. Em março de 1958 chegava à cidade de Imperatriz, no Estado do Maranhão. A área da pré-amazônia, como a própria região amazônica, oferece uma infinidade de riachos a quantos a percorram. Portanto, os riachos, rios e igapós, estão intimamente ligados à história e surgimento de cidades da região. Tal como consta nas raízes da nossa história As linhas de frente (como eram chamados os trabalhadores) deram notícia da descoberta de um Riacho, não demorou muito para os trabalhadores fazerem às margens do Riacho, Barracos, cobertos com palha de açaizeiros.
Estes barracos foram as primeiras construções deste lugar, e os mesmos serviram de apoio aos trabalhadores da estrada, por muito tempo. O Riacho e os açaizais ali presente serviram e inspiração para a criação do nome Açailândia. Sabiamente, nossos descobridores soberam homenagear uma planta que Deus criou e que, ainda hoje, é uma dádiva para a população amazônica. Pronta a estrada, para Açailândia vieram muitos aventureiros e, junto com eles vieram, também, venturas e desventuras. Certamente, mais estas que aquelas.
Com o chamado progresso, o controle do ecossistema da região foi modificado, encontrando-se, hoje, totalmente alterado de suas características originais. Mesmo assim, açailândia se tornou um município robusto e promissor.
A principal porta de entrada para esta região, abriu-se a partir da construção da estrada Belém-Brasília, em 1958. A notícia correu por todo Brasil e outros países, dando conta de que, aqui, a terra era boa e os riachos permanentes. Contava-se, também, da fartura de madeiras de lei e de uma mata exuberante. Atraídos por esta notícia, trabalhadores e aventureiros de várias partes do Brasil, e de outros países amigos, vieram, com suas famílias, morar em Açailândia.
Até onde se tem registro, os primeiros a chegar foram os trabalhadores da linha de frente da rodovia Belém-Brasília, que, na sua maioria, eram oriundos das cidades de Barra do Corda, Pedreiras, Caxias e Imperatriz, todas no Maranhão. Os seguintes foram os missionários da Igreja Presbiteriana(de nacionalidade norte-americana), que vieram acompanhados de alguns coreanos, baianos, cearenses, capixabas, goianos, mineiros, pernambucanos, paraibanos, piauienses, etc. Em seguida chegaram os italianos, sírios, japoneses, libaneses, portugueses e ucranianos. Este universo de imigrantes aqui chegava diariamente, a pé, montado em lombo de burros e jumentos, ou em cima de caminhões pau-de-arara. Enfim, vinha gente de todos os lados do Brasil e do mundo. Talvez por isto, hoje, este município tenha uma população miscigenada; mesmo assim, todos têm boa índole, apesar dos costumes e culturas diferentes.

Economia

A análise dos últimos dados consolidados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o município de Açailândia vem crescendo ano a ano, e no período 2002/2003, o município de Açailândia atingiu a taxa de 23% de crescimento. Juntamente com Imperatriz, Caxias, Timon e a capital São Luís formam os maiores centros econômicos do Maranhão.
Produção do ferro gusa em Açailândia.
Os dados mais recentes são do ano de 2003 e confirmam a tendência de crescimento que se registra desde 1999. Açailândia saiu da classificação número 564ª entre 5.560 municípios, em 1999, e subiu para a 270ª posição – ou seja: em quatro anos, saltou 294 lugares. Portanto, o município, economicamente, está entre os 500 maiores do Brasil e consolidou-se com uma das mais importantes economias do estado. Em valores, o PIB de Açailândia em 2003 é de R$ 822,2 milhões, 22,8% maior do que o PIB de 2002, já ajustado pelo IBGE, que totalizou R$ 669,1 milhões.
A principal fonte de economia do município é a exportação de ferro gusa gerada por cinco indústrias siderúrgicas instaladas no distrito industrial do Pequiá, que se constituiu no maior polo guzeiro do Norte e Nordeste do País. Por este motivo, o município tornou-se no terceiro maior arrecadador de ICMS entre os 217 municípios maranhenses.
O município tem cerca de 750 estabelecimentos comerciais em todos os níveis, o comércio, indústria, agricultura e pecuária, também se destacam na economia, tanto que o município possui um dos maiores rebanhos bovinos do estado do Maranhão, um frigorífico instalado na cidade e a expectativa de instalação de outro grande frigorífico, além de uma fábrica de laticínios.
O município possui dezenas de Sindicatos de trabalhadores das mais diversas categorias profissionais, destacando entre estes, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Servidores Municipais, etc.
Lojas de reconhecimento nacional com filial em Açailândia: Farmácias Big Ben, Farmácias Extra Farma, Armazém Paraíba, Lojas Gabriella, Liliani, Mateus Supermercados, Oticas Diniz, entre outros.
É servida por seis agências bancárias, das quais quatro são Bancos Públicos Federais: Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal; e outras duas são representantes de Bancos Privados: Banco Bradesco e HSBC Bamerindus.

Bairros

Barra Azul, Bom Jardim, Bom Jesus, Brasil Novo, Centro, Cikel, Cjr Morada Sol, Cjr Vale Prindaré, Cjr Vale do Rio Doce, Cohab, Entroncamento, Fátima, Getat, Jacu, Jardim Allah, Jardim América, Jardim Brasil, Jardim Glória, Jardim Tropical, Jardim Imperatriz, Laranjeiras, Maranhão Novo, Matadouro, Monte Sinai, Nova Açailândia, Novo Jacu, Novo Piquiá, Parati, Parque Açaí, Parque das Nações, Parque Industrial, Parque Planalto, Polo Moveleiro, Vila Bom Jardim, Vila Ildemar,Vila Capeloza, Vila Ipiranga,Vila Maranhão, Vila Vila Progresso I, Vila Vila Progresso II, Vila São Francisco, Vila Sarney Filho e Vila Tancredo Neves.

Transporte

A cidade sede do município é privilegiada por sua localização no entroncamento da BR-010 (Belém-Brasília) com a BR-222 (que liga Açailândia com as demais regiões do Nordeste). É ainda o entroncamento da Ferrovia de Carajás com a Ferrovia Norte-Sul constituindo-se no maior entroncamento rodo-ferroviário do Norte e Nordeste do Brasil.
Em Açailândia, o tráfego de passageiros na Ferrovia de Carajás foi aberto somente dois meses e meio depois da inauguração da Ferrovia: em 17 de março 1986 um trem percorreu 540 km partindo de Pequiá, passando por Açailândia, até São Luís, inaugurando o transporte de passageiros na linha. Logo em seguida, o transporte foi estendido até Parauapebas que não é o ponto final da linha, este sim no km 892. Daí para a frente, é feito somente o transporte de minério. O trem percorre a linha três vezes por semana, indo num dia e voltando no seguinte.

Feriados Municipais

6 de Junho - Aniversário da Cidade
4 de Outubro - São Francisco de Assis

São Luís

São Luís é um município brasileiro, capital do estado do maranhão, fundada por franceses no dia 8 de setembro de 1612 posteriomente, foi invadida por holandeses mas terminou por ser colonizada por portugueses. Localiza-se em uma ilha Upaon-açu, no Atlântico Sul entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Quando em 1621 o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas - Estado do Maranhão e Estado do Brasil - São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa.
O rico acervo arquitetônico e artístico que se faz presente no seu centro histórico credenciou a cidade de São Luís, a ser declarada patrimônio histórico da humanidade pela ONU para a educação,ciência e cultura UNESCO em 1997. No último censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010 a ilha ultrapassou a marca de mais de um milhão de habitantes que a torna a 15º cidade mais populosa do Brasil entre as mais de 5.560 cidades brasileiras, 13° entre as capitais, 4º da Região Nordeste e 1° do Maranhão.
A capital maranhense tem um desenvolvido setor industrial por conta de grandes corporações e empresas de diversos áreas que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país, seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiras como Europa e Estados Unidos que permite economia de combustíveis e redução no prazo de entrega de mercadorias provenientes do Brasil pelo Porto de Itaqui que é o 2º mais profundo do mundo e um dos mais movimentados, sofisticados e bem estruturados para o comércio exterior no Brasil. Tudo isso aliado a ligação por linha férrea da capital São Luís ao interior do estado, e aos estados vizinhos do Para, Tocantins e Piauí o que facilita e barateia a escoação agrícola vinda do interior do país para o porto de itaqui, sendo que com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul a cidade vai estar interligada a todas as regiões brasileiras (NO, NE, CO, SE e S) por ferrovias, por rodovia a ilha já é servida pela BR-135 que a liga ao continente, e por ar conta com o Aeroprto Internacional Marechal Cunha Machado com capacidade de atender mais um milhão de passageiros por ano, e que já opera com demanda quase saturada pelo movimento intenso de passageiros não somente da cidade de São Luís mais também por servir como porta de entrada por ser o maior e mais movimentado aeroporto próximo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
São Luís destaca-se não somente pelo seu rico acervo artístico e arquitetônico, mais também pela suas manifestações culturais, como o São João do Marnhão, Tambor de Crioula, Bumba meu boi do Maranhão entre outros, e pela boa estrutura da cidade que além de contar com todas essas manifestações culturais e acervo histórico dos mais relevantes na América Latina conta também com belas praias, ampla e variada rede hoteleira, grandes centros de compras, como Shoping Centers e galerias, bons restaurantes, bares e boates. E diversidade para o entretenimento como teatros, cinemas e atividades culturais no geral.
Prefeitura de São Luís

Informações Básicas
Aniversário: 8 de Setembro
Fundação: 8 de Setembro de 1612
Gentílico: Ludovicense
Lema: Cidade de Todos
Unidade Federativa: Maranhão
Mesoregião: Norte Maranhense (De Acordo com o IBGE 2008)
Microrregião: Agromeração Urbana de São Luís
Região Metropolitana: São Luís
Municípios Limítrofes: São José do Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa
Área: 827, 141 km²
População: 1 011 943 habitantes (De Acordo com o IBGE 2008)
Densidadade: 1 223,42 hab./km²
Clima: Tropical
Fuso Horário: UTC-3
IDH: 0,778 (Médio de Acordo com o PNUD 2000)
PIB: R$ 14 724 349,610 mil (De Acordo com o IBGE 2008)
PIB per capita: R$ 14 920,92 (De Acordo com o IBGE 2008)

Hino

Ó minha cidade
Deixa-me viver
que eu quero aprender
tua poesia
sol e maresia
lendas e mistérios
luar das serestas
e o azul de teus dias

Quero ouvir à noite
tambores do Congo
gemendo e cantando
dores e saudades
A evocar martírios
lágrimas, açoites
que floriram claros
sóis da liberdade

Quero ler nas ruas
fontes, cantarias
torres e mirantes
igrejas, sobrados
nas lentas ladeiras
que sobem angústias
sonhos do futuro
glórias do passado.

História

A capital maranhense, lembrada hoje pelo enorme casario de arquitetura portuguesa, no início abrigava apenas ocas de madeira e palha e uma paisagem quase intocada. Aqui ficava a aldeia de Upaon-Açu onde os índios tupinambás - entre 200 e 600, segundo cronistas franceses - viviam da agricultura de subsistência (pequenas plantações de mandioca e batata doce) e das ofertas da natureza, caçando, pescando, coletando frutas.
Em 1535, a divisão do país em capitanias hereditárias deu ao tesoureiro João de Barros a primeira oportunidade de colonizar a região.
Na década de 1550 foi fundada a cidade de Nazaré, provavelmente onde hoje é São Luís, que acabou sendo abandonada devido à resistência dos índios e a dificuldade de acesso à ilha.
Daniel de la Touche, conhecido como Senhor de La Ravardière, acompanhado de cerca de 500 homens vindos das cidades francesas de Cancale e Saint-Malo chegou à região em 1612 para fundar a frança equinocial e realizar o sonho francês de se instalar na região dos trópicos. Uma missa rezada por capuchinos e a construção de um forte nomeado de Saint Louis (São Luís), em homenagem prestada a Luís IX patrono da França, e ao rei francês da época Luís XIII. Marcaram a data de fundação da nova cidade: 8 de Setembro. Logo se aliaram aos índios, que foram fiéis companheiros na batalha contra portugueses vindos de Pernambuco decididos a reconquistar o território, o que acabou por acontecer alguns anos depois.
Comandada por Alexandre de Moura, a tropa lusitana expulsou os franceses em 1615 e Jerônimo de Albuquerque foi destacado para comandar a cidade. Açorianos chegaram à cidade em 1620 e a plantação da cana para produção de açúcar e aguardente tornou-se então a principal atividade econômica na região. Os índios foram usados como mão-de-obra na lavoura. A produção foi pequena durante todo o século XVII e, como praticamente não circulava dinheiro na região, os excedentes eram trocados por produtos vindos do Pará, Amazônia e Portugal. Rolos de pano eram um dos objetos valorizados na época, constando inclusive nos testamentos dos senhores mais abastados.
Em 1641, foi a vez dos holandeses de Maurício de Nassau que já comandavam Pernambuco, tomarem a cidade. Chegaram pelo porto do Desterro, saquearam a igreja que nele fica e só foram vencidos três anos depois. Preocupado com o isolamento geográfico e os constantes ataques à região, o governo colonial decidiu então fundar o Estado doMaranhão e Grão Pará independente do resto do país.
A criação da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão em 1682, integrou a região ao grande sistema comercial mantido por Portugal. As plantações de cana, cacau e tabaco eram agora voltadas para exportação, tornando viável a compra de escravos africanos. A Companhia, de gestão privada, passou a administrar os negócios na região em substituição à Câmara Municipal. O alto preço fixado para produtos importados e discordâncias quanto ao modelo de produção, geraram conflitos nas elites que culminaram na Revolta de Beckman considerada a primeira insurreição da colônia contra Portugal. O movimento foi prontamente reprimido pelas forças governistas.
Na segunda metade do século XVIII , devido a Guerra da Secessão, os EUA interrompem sua produção de algodão e abrem espaço para que o Maranhão passe a fornecer a matéria-prima demandada pela Inglaterra. Em 1755 é fundada a Companhia Geral do Comércio do Grão Pará e o porto de São Luís ganha enorme movimento de chegada e saída de produtos. Com a proibição do uso de escravos indígenas e o aumento das plantações, sobe muito o número de escravos negros.
Se desde o final do século XVII novos elementos da civilização européia já chegavam a São Luís por vias marítimas (com destaque para os religiosos carmelitas, jesuítas, e franciscanos que também passaram a educar a população), este processo de modernização aumentou no novo ciclo econômico, trazendo benefícios urbanos para a cidade. Durante o período pombalino (1755-1777), acontece a canalização da rede de água e esgotos e a construção de fontes pela cidade.
Em 1780 é construída a Praça do Comércio, na Praia Grande, que se torna centro da ebulição econômica e cultural de São Luís. Tecidos, móveis, livros e produtos alimentícios, como o azeite português e a cerveja da Inglaterra, eram algumas das novidades vindas do velho continente.
Os filhos dos senhores eram enviados para estudar no exterior, enquanto na periferia da cidade, longe da repressão da polícia e das elites, os escravos fermentavam uma das culturas negras mais ricas do país. Entre as abastadas famílias de comerciantes estava a senhora Ana Jansen, conhecida por maltratar, torturar e até matar seus escravos.
Além de dar nome a uma lagoa que fica na parte nova da cidade, Ana Jansen é também lembrada através de uma lenda: sua carruagem, puxada por cavalos brancos sem cabeça, estaria circulando ainda hoje pelas ruas escuras de São Luís.
O grande fluxo comercial de algodão, que chegou a fazer da capital maranhense a terceira cidade mais populosa do país (atrás apenas do Rio de Janeiro e Salvador), entrou em decadência no fim do século XIX devido à recuperação da produção norte-americana e a abolição da escravatura. A produção agrícola foi aos poucos sendo suplantada pela indústria têxtil que, além de matéria-prima, encontrou mão-de-obra e mercado consumidor na região. A nova atividade colaborou para a expansão geográfica da cidade e surgimento de novos bairros na periferia.
Faz parte do seu patrimônio cultural a riqueza de poemas e romances dos seus grandes escritores, tais como Aluísio de Azeveo, Gonçalves dias, Graça Aranha, a dentre outros, o que tornou a cidade conhecida como a Atenas Maranhense. Além da literatura, os ritmos cadenciados transbordam alegria e sensualidade, através do tambor-de-crioula, do reggae e do bumba-meu-boi.

Geografia

O município de São Luís ocupa uma área de 828,01 km² e está localizado no Nordeste do Brasil a 2° ao Sul do Equador, nas coordenadas geográficas latitude S 2º31´ longitude W 44º16, estando à 24 metros acima do nível do mar. Segundo dados do Censo 2000 - IBGE, o município possuía 870.028 habitantes, sendo 837.584 na área urbana e 32.444 na área rural. Segundo este Censo 2000, a população jovem chegava a 63,87% (555.709 habitantes) com idade inferior a 29 anos, destacando-se que 375.624 (40,17%) menores de 19 anos.
O município ocupa mais da metade da ilha (57%), e conforme registros da Fundação Nacional de Saúde (1996), a população está distribuída em centro urbano com 122 bairros (que constituem a região semiurbana) e 122 povoados (que formam a zona rural). A cidade está dividida em 15 setores fiscais e 233 bairros, loteamentos e conjuntos residenciais.
Limita-se com os municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. É a maior cidade do estado.
O clima de São Luís é tropical, quente e úmido. A temperatura mínima na maior parte do ano fica entre 20 e 23 graus e a máxima geralmente fica entre 29 e 31 graus. Apresenta duas estações distintas: a estação seca, de agosto a dezembro, e a estação chuvosa, de janeiro a julho. A média pluviométrica é de 2325 mm (CPTEC). A menor temperatura já registrada na cidade foi de 16 °C no mês de maio, e a temperatura máxima já registrada foi de 35 °C no mês de novembro. Fonte: CPTEC.
A capital maranhense encontra-se a altitude de quatro metros acima do nível do mar. Existem baixadas alagadas, praias extensas e dunas que formam a planície litorânea.
Os principais rios que cortam São Luís são o Bacanga, que atravessa o Parque Estadual do Bacanga, e o Anil, que divide a cidade moderna e o centro histórico. O rio Itapecuru abastece a cidade(embora não passe pela ilha).
A laguna da Jansen (laguna, por existir saídas para o mar) é a principal e maior laguna da ilha, com seis mil metros quadrados de área.
As principais praias da capital maranhense são: Praia Ponta d’Areia: é a mais visitada pela população e pelos turistas, devido ao fácil acesso. Encontra-se a apenas três quilômetros do centro da cidade. Praia de São Marcos: destaca-se por suas fortes ondas, e é bastante procurada por surfistas. Praia do Calhau: é uma das praias mais conhecidas da capital maranhense. Apresenta ondas fracas e dunas cobertas por vegetação. Praia Olho d’Água: localiza-se a 13 quilômetros do centro da cidade. É cercada por dunas e vegetação rasteira. Praia do Meio: localizada entre as praias de Olho D´água e Araçagy, possui águas límpidas e próprias para prática de kitesurf.
Com exceção de alguns trechos da praia do Araçagi, nenhuma outra - Ponta d’Areia, Calhau, São Marcos e Olho d’Água - está em condições para banho. Principal causa: lançamento de esgotos não tratados.
A vegetação da cidade é diversificada e, em sua maior parte, litorânea. Com grande número de coqueiros, São Luís conta também com uma quantidade considerável de manguezais. Encontram-se parques ambientais por toda a capital maranhense, entre os quais, o Parque Estadual do Bacanga que guarda restícios de vegetação da Floresta Amazônica, totalmente preservado.

Demografia

A população da cidade de São Luís é de 1.011.943 habitantes segundo o Censo 2010 do IBGE, sendo assim a maior do Maranhão, a quarta maior do nordeste e a 15ª no Brasil. Tal população encontra-se espalhada numa área de 827,141 km² o que lhe confere uma densidade demográfica de 1.241,74 hab./km². A sua área metropolitana, a Região Metropolitada da Grande São Luís, composta pela capital, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Juntos, perfazem um população de 1.211.270 milhões de habitantes (IBGE/2007).
A cidade é formada por um centro urbano com 122 bairros (que constituem a região semi-urbana) e 122 povoados (que formam a zona rural). A cidade está dividida em 15 setores fiscais e 233 bairros, loteamentos e conjuntos residenciais.
De acordo com um estudo genético autossômico recente, a composição da população de São Luís foi assim descrita: 42% da herança genética é de origem Européia, 39% de origem Indígena e 19% Africana.

Cultura

São Luís tem manifestações muito fortes como o bumba-meu-boi, festa de tradição afro-indígena que aflora na cidade nas festas do mês de junho. Além disso, possui o Tambor de Crioula, o Cacuriá, o "Tambor de Mina" (religião afro-brasileira, que tem na Casa Grande das Minas Jeje - fundada em meados do século XIX - seu mais importante terreiro, ou Querebetan). Estas manifestações acontecem no período das festas juninas.
No carnaval, a tradição de São Luís é um forte carnaval de rua. Onde os blocos populares se misturam aos brincantes e às bandinhas tradicionais.
No fim do século XVIII o aumento da demanda internacional por algodão para atender as industrial têxtil inglesa aliado à redução da produção norte americana por causa da Guerra de Independência nos Estados Unidos forneceram o cenário ideal para o estímulo da produção algodoeira no Maranhão. As companhias de navegação Southampton & Maranham Company e Maranham Shipping Company, de transporte marítimo a vapor, que realizavam o transporte do algodão dos estados da Geórgia e do Alabama, passaram a operar no eixo São Luís – Londres ou Havre, levando a produção de Caxias e da Baixada Maranhense.
Nesse período, a fase de ouro da economia maranhense, São Luís passou a viver uma efervescência cultural. A cidade, que se relacionava mais com as capitais europeias que as outras cidades brasileiras, foi a primeira a receber uma companhia italiana de ópera. Possuía calçamento e iluminação como poucas do país. Recebia semanalmente as últimas novidades da literatura francesa. As grandes fortunas algodoeiras e os comerciais locais enviavam seus filhos para estudar em Recife, Salvador, Rio de Janeiro e, principalmente, Europa.
É nessa fase que São Luís passa a ser conhecida por "Atenas Brasileira". A denominação decorre do número de escritores locais que exerceram papel importante nos movimentos literários brasileiros a partir do romantismo. Surgiu, assim, a imagem do Maranhão como o estado que fala o melhor português do país.
A primeira gramática do Brasil foi escrita e editada na cidade por Sotero dos Reis. Mesmo nos dias atuais a cidade ainda tem uma grande vocação natural para a literatura e poesia.
A cidade foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1997. Possui um acervo arquitetônico colonial avaliado em cerca de 3500 prédios, distribuídos por mais de 220 hectaresde centro histórico, sendo grande parte deles sobradões com mirantes, muitos revestidos com preciosos azulejos portugueses. Vários prédios foram restaurados; a Prefeitura, por exemplo, funciona no Palácio la Ravardière, construção de 1689.

Governador Nunes Freire


Governador Nunes Freire é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população de acordo com o censo 2007 é de 24012, contradizendo informações e projeções anteriores.
O município foi criado em 10 de novembro de 1994 e emancipado em 1997.
Igreja de Governador Nunes Freire

Informações Básicas

Fundação: 10 de Novembro de 1994
Gentílico: Nunesfreirense
Prefeito: Indalécio Wanderley Vieira da Fonseca (PT)
Unidade Federativa: Maranhão
Mesorregião: Oeste Maranhense (De Acordo Com o IBGE 2008)
Microrregião: Gurupi (De Acordo Com o IBGE 2008)
Municípios Limítrofes: Maracaçumé, Maranhãozinho, Cândido Mendes, Amapá do Maranhão, Presidente Médice e Centro do Guilherme
Distância até a Capital: 450 km
Área: 1037,121 km 2
População: 25 402 habitantes (De Acordo Com o IBGE 2010)
Densidade:24,49 hab. km 2
Fuso Horário: UTC-3
IDH: 0,596 ( Médio, de Acordo com o PNUD 2000)
PIB: R$ 71383,217 mil (De Acordo com o IBGE 2008)
PIB per capita: R$ 2893,41 (De Acordo com o IBGE 2008)

Hino

Vislumbra em teu campo verde-louro
As riquezas e as belezas naturais
Pelas mãos de um povo vitorioso,
Na bravura que lutaram os ancestrais.

Nunes Freire! Nunes Freire!
Formidável em teu seio amores mil,
Pela brisa do ocidente que afagara
Abençoada é esta áurea do Brasil.

Não desonreis, filhos não temais
Mau nem a própria morte,
Serdes gentis de bravis brasis,
Serdes da pátria homens fortes.

No teu semblante de cidade nova
Um povo humilde hospitaleiro e gentil,
Estás no verde que tudo aflora,
Te exaltando canto povo varonil.

Nunes Freire! Nunes Freire!
Formidável em teu seio amores mil,
Pela brisa do ocidente que afagara
Abençoada é esta áurea do Brasil.

Não desonreis, filhos não temais
Mau nem a própria morte,
Serdes gentis de bravis brasis,
Serdes da pátria homens fortes.

Nunes Freire! Nunes Freire!
Formidável em teu seio amores mil,
Pela brisa do ocidente que afagara
Abençoada é esta áurea do Brasil.

Nunes Freire! Nunes Freire!
Formidável em teu seio amores mil,
Pela brisa do ocidente que afagara
Abençoada é esta áurea do Brasil.